ESG

Nossa atuação é, historicamente, orientada pelos princípios ESG, que é transversal ao nosso processo produtivo e à tomada de decisão. Assim, adotamos robustas práticas ambientais, sociais e de governança corporativa.

Em 2021 aderimos ao Pacto Global, iniciativa da Organização das Nações Unidas, buscando um maior alinhamento com o plano global de sustentabilidade e consolidando um plano de médio e longo prazo integrado e estruturado, conduzido desde 2020 pelo Comitê de Sustentabilidade. Com isso, queremos entender as prioridades, desenvolver soluções e, principalmente, gerar ações que assegurem o plano de ser uma companhia referência em ESG.

Adicionalmente, também realizamos uma análise das conexões de negócio com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Estes são os ODS que a empresa está contribuindo:

 

Certificações

Ao longo dos anos, investimos na modernização de nossas plantas fabris, possibilitando que recebêssemos diversos certificados de qualidade de reconhecimento internacional para todas as nossas plantas e processos, como:

  • British Retail Consortium (BRC), que responde ao órgão de maior competência em nível mundial em relação à segurança do alimento, o Global Food Safety Initiative (GFSI).
  • Supplier Quality Management System (SQMS), um sistema de gerenciamento da qualidade de fornecedores.
  • Supplier Workplace Accountability (SWA), de responsabilidade do fornecedor no local de trabalho;
  • Kosher, para alimentos fabricados de acordo com as leis alimentares judaicas.
  • Selo de Qualidade Certificada Pró-Amendoim ABICAB, da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas, garantindo a qualidade dos produtos derivados da oleaginosa.

 

P&D e Inovação

Acreditamos em nosso viés de inovação, sustentado pelo trabalho do nosso time de P&D, com profundo conhecimento técnico e com ampla experiência no mercado e, portanto, capaz de identificar e atender às novas tendências dos consumidores.

Com o objetivo de promover o crescimento por meio de novos produtos, o incremento na satisfação do consumidor, contamos com um processo contínuo de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e de renovação de nossas linhas, bem como com parcerias com players internacionais relevantes.

Participamos de relevantes programas de pesquisa, a exemplo do NPOP-BIS, que consiste em parcerias público-privadas em ambientes ágeis e colaborativos integrando instituições de P&D, visando impulsionar ecossistemas de inovação. O Núcleo BIS busca desenvolver ingredientes e alimentos saudáveis. Nesse âmbito, nossas principais linhas de pesquisa incluem: fibras e proteínas doces; lipídeos especiais; proteínas vegetais; e extratos fenólicos, alimentos funcionais alinhados ao que há de mais saudável para a nutrição humana.

Temas como saudabilidade, nutrição e saúde do consumidor são pautas recorrentes do nosso Comitê de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.

Produzimos alimentos saudáveis, com menos sal, sódio e açúcar, sem conservantes químicos. Na categoria de amendoim, eliminamos qualquer processo de fritura – eles são torrados.

Nossos esforços em P&D se materializam em ofertar produtos de diferentes categorias, que tenham atributos de saúde e nutrição.

 

NOSSAS PRIORIDADES DE ESG:

 

No aspecto social, para a comunidade, atuamos de forma a promover o seu desenvolvimento. Além de recolher impostos da nossa atividade, que se transformam em recursos para o município, criamos e implementamos diversos programas sociais, como: o Programa de Ensino Profissionalizantes, em parceria com Senai, Senac e Etec; apoiamos as instituições e organizações que atendem a crianças e adolescentes em ação de risco; e articulamos ações de voluntariado com programas sociais e comunidade.

Em governança corporativa, adotamos as melhores práticas, com um conselho composto por membros independentes (dois do total de sete membros), comitês para sua assessoria, além de outras boas práticas como adoção de remuneração variável (incluindo bônus e PLR) de acordo com o desempenho de nossas unidades.

Leia mais em nosso Relatório ESG 2021